Honjo Oiwake é uma canção folclórica da cidade de Yurihonjo, na província de Akita. Diz-se que se originou de canções folclóricas, como Umakata Bushi, que foi trazida por marinheiros que cantavam em cidades portuárias e é caracterizada por melodias e letras alegres e animadas que começam com um "haa'' agudo. A letra cantada hoje em dia fala das belezas da cidade de Yurihonjo.
Essa música como uma canção de alto nível de dificuldade devido ao seu ritmo, técnicas vocais, versatilidade e energia vibrante. No Japão, o concurso é tão famoso que já existe há cerca de 30 anos.
Tradução
一、ハアー本荘 ハ名物 ハ焼山の ハわらびよ 焼けばやく程 ハ太くなる キタサキタサ Em Honjo temos muitas coisas especiais A queimada na montanha produz warabi (brotos de samambaia comestíveis) Se a queimada for boa, os pés de warabi ficam grossos
二、ハアーあちら ハこちらに ハ野火つくハ顷はよ 梅も桜も ハ共に咲く キタサキタサ Por todos os lados se realizam queimadas A ameixeira e as cerejeiras florescem juntas
三、ハアー出羽の ハ富士见て ハ流れる ハ筏よ つけば本荘で ハ上り酒 キタサキタサ A montanha é como se fosse o Monte Fuji de Dewa E quando os barcos chegam à cidade de Honjo, são recepcionados com sakê
Honjo Oiwake no Brasil
Por vontade da Associação de Akita no Brasil e seus descendentes, começamos a realizar o campeonato aqui no Brasil. Desde sua primeira edição em 2016, onde vieram uma comitiva especialmente do Japão para o evento, ano a ano, o campeonato vem tendo mais adeptos e chegou até a quinta edição quando a pandemia de coronavírus interrompeu sua sequência.
Um fato super marcante e que nos enche de orgulho foi a ida de Ingrid Espindola como representante do Brasil em 2018, quando a imigração japonesa completou 110 anos. Acima de tudo, Ingrid não é descendente de japoneses e ficou classificada entre as 5 melhores do evento.
Homenagem ao Sr. Takeshi Ito
Existem pessoas que nunca aparecem nos holofotes, mas que caminham nos bastidores e atuam de forma decisiva em iniciativas e sonhos. Uma dessas pessoas é o Ito san, que infelizmente faleceu no início dessa semana. Ito san nasceu na cidade de Yurihonjo (Akita) e por isso, tinha um grande amor pela música Honjo Oiwake.
Sempre muito observador e ativo na comunidade, Ito san foi um incentivador do Grupo Min (grupo de jovens que leva o minyo atualmente) e grande apoiador das nossas atividades. Foi por meio de sua ajuda que realizamos o campeonato do Honjo Oiwake no Brasil, ajudando na conexão entre Brasil - Japão e todos os anos nos ajudando financeiramente para custear o evento e viagem. Sempre levarei no coração a imagem de uma pessoa serena, bem sucedida e que nunca deixou de olhar suas raízes e incentivar os jovens.
Sentirei muita falta de ir no restaurante e sempre ser recebido por ele, que fazia questão de vir e ficar conversando até chegar o lamen, e depois ao final, se despedir e me incentivar a continuar o shamisen e minyo. Por pessoas assim que meu propósito de seguir se mantém cada vez mais forte! Muito obrigado por tudo Ito san! Continuaremos a jornada.
Fontes
https://www2.nhk.or.jp/archives/michi/cgi/detail.cgi?dasID=D0004380036_00000
https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2023/02/13/morre-takeshi-ito-fundador-da-primeira-casa-de-ramen-de-sao-paulo.htm
Que legal o legado que Ito-SAN deixou né! É graças a ele que muitos de nós conhecemos a música de sua terra natal. :)