top of page

Férias em Okinawa - Itou sensei e Tetsuhiro Daiku sensei

Essa história começa há muitos anos atrás. Para ser exato, pouco mais de 12 anos. Em 2011, uma apresentação em São Paulo me marcou muito. Trazidos pela fundação Japão, Tetsuhiro Daiku e Katsuaki Sawada vieram ao Brasil para uma apresentação única. Esses dois, somente os dois ícones do minyo de Yaeyama e do Tsugaru shamisen, respectivamente.


E desde então, a música de Yaeyama de alguma maneira me tocou e sempre busquei aprendê-las com Komesu sensei. Nos campeonatos no Brasil, sempre cantei músicas de Yaeyama - Tubarama, Agaroza bushi. E na primeira oportunidade que tive de ir a Okinawa, tive a grande honra de visitar Daiku sensei e fazer uma aula com ele e seus alunos, dentre eles Itou sensei. Sem mesmo saber, trocamos cartões e anos mais tarde, durante a pandemia, surgiu a oportunidade de fazer aulas online com ele via uma loja que reúne vários fabricantes de sanshin chamado Sanshin Kumiai.


Portanto, nessa passagem a Okinawa, fui à aula do Daiku sensei, pertinho do Shurijo e me encontrei pessoalmente com Itou sensei. Dali pudemos conversar bastante e fiquei surpreso que Daiku sensei já tinha visitado o Chile, que de acordo com ele, tinha a lua mais bonita que já viu. Imagina ele tocando Tubarama com essa visão! Sempre muito gentil, me encorajou a seguir treinando e me deu um box de CDs de várias lendas do minyo de Okinawa, incluindo ele, mas de quando eram bem mais jovens. uma raridade!



Ainda nessa mesma semana, me encontrei outra vez com Itou sensei para um treinamento individual onde tocamos várias músicas juntos e claro, detalhista como sempre foi, corrigiu minha intonação, forma de respirar e soltar a voz. Um treino bem puxado!


Sensei também me deu vários presentes incluindo um Awamori muito raro, que fiz questão de levar ao Chile e pretendo abrir em alguma comemoração. Fiquei surpreso em saber que o sensei na verdade trabalha em um banco como gerente e em suas horas vagas dá aula de música. Espero poder corresponder ao seu esforço em me dar aulas e conseguir tocar e cantar com o coração cheio de alegria que recebi em Okinawa.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page